terça-feira, 27 de março de 2012
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Polícia prende suspeitos de participar de briga entre torcidas em SP
A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira (27) torcedores suspeitos de envolvimento na briga entre integrantes das organizadas Mancha Alviverde e Gaviões da Fiel. O confronto aconteceu na Avenida Inajar de Souza, na Zona Norte, no domingo (25), e terminou com a morte de dois palmeirenses.A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) pediu à Justiça a prisão de pelo menos sete pessoas. Balanço divulgado por volta das 11h30 indica que seis torcedores foram presos.
Além dos mandados de prisão, foram expedidos mandados de busca e apreensão a serem cumpridos nas sedes das duas torcidas e também na casa do irmão de André Alves Lezo, morto durante o confronto. O jovem Tiago Alves Lezo, irmão gêmeo de André, chegou a ser levado para delegacia no domingo, passou por exame residuográfico e foi liberado.Por volta das 10h, equipes da Polícia Civil retiravam computadores e documentos na sede da Gaviões, na região do Bom Retiro, e na Mancha, em Perdizes. Uma advogada da Mancha acompanha a ação, mas não quis se pronunciar. O G1 conversou no começo desta manhã com o pai e a mãe dos irmãos Lezo, mas ambos disseram que não vão falar sobre a morte do filho e a suspeita de envolvimento em briga.Nesta tarde, a Polícia Civil vai conceder entrevista sobre a operação. "Essa ação é uma resposta da Polícia Civil para a sociedade, no intuito de combater criminosos disfarçados de torcedores. Outras ações virão", disse Marcos Carneiro Lima, delegado-geral de polícia de São Paulo.
Organizadas proibidas
A Federação Paulista de Futebol proibiu nesta segunda a entrada das torcidas organizadas Gaviões da Fiel e Mancha Alviverde nos estádios até que sejam apurados os responsáveis pela briga que resultou na morte de Lezo. Segundo a federação, a decisão vale até que os responsáveis sejam punidos.A delegada Margarette Barreto, da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), pediu nesta tarde a proibição para a FPF. A torcida Gaviões da Fiel informou que não foi oficialmente comunicada sobre a proibição e que, por isso, não irá se manifestar.Em nota, a federação diz que, "considerando que é dever da entidade preservar a disciplina nos campos de futebol, resolve proibir a entrada nos estádios, até que sejam apurados os fatos e os responsáveis punidos nos termos da legislação em vigor (Estatuto do Torcedor)".De acordo com a FPF, qualquer adereço que identifique a torcida organizada será proibido - camiseta, adereços e faixas - e a determinação será válida para todas as competições disputadas no estado de São Paulo
terça-feira, 27 de março de 2012