quinta-feira, 22 de março de 2012
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Autoridades capturam vampiros na região noroeste, SP
Os morcegos têm tirado o sono de quem vive na área rural na região noroeste paulista. Eles já atacaram centenas de cavalos e bois e a preocupação é com a transmissão da raiva.Em Urupês (SP), vários casos já foram registrados. O rebanho está sendo atacado por morcegos e éguas também foram mordidas. Um levantamento da Secretaria De Saúde de São Paulo mostra que quase 50% dos casos confirmados de raiva animal no estado foram registrados em morcegos.O tipo hematófago, também conhecido como "vampiro", se alimenta de sangue e pode transmitir a doença, por isso as autoridades sanitárias estão preocupadas. O medo é que o vírus se espalhe e contamine os animais.Para evitar novos ataques, funcionários da Defesa Agropecuária realizam um monitoramento dos casos. A primeira providência é aplicar uma pasta ao redor do ferimento no animal. Além disso, o dono do rebanho é orientado a vacinar todos os animais do pasto.Outra maneira para tentar eliminar as colônias de morcegos é a captura. Um levantamento é feito perto da área dos ataques para identificar o abrigo. Os locais são principalmente cavernas, bueiros e construções abandonadas.A armadilha é sempre colocada no fim da tarde, já que os animais têm hábitos noturnos. A rede, feita de nylon bem fino, prende as asas dos morcegos quando eles saem para se alimentar.Enquanto a noite não chega, a procura é feita durante o dia mesmo, em lugares que permanecem escuros. Assim como é feito com o gado ferido, os animais capturados recebem uma camada de pasta. Eles são soltos para que voltem e espalhem o veneno na colônia. O produto ajuda a exterminar outros morcegos.
Quando anoitece, dos funcionários da Defesa Agropecuária entram novamente em ação. Eles conferem as armadilhas que foram montadas em busca de morcegos. Tarefa que exige paciência e observação pois tudo é feito no escuro.
Muitas vezes, morcegos de outras espécies, que não se alimentam de sangue, são capturados. Neste caso eles são soltos novamente.
quinta-feira, 22 de março de 2012