Integrando a programação oficial da Semana do Artesão, o governador André Puccinelli lançou nesta sexta-feira (23), o livro "Vozes do Artesanato", que retrata personalidades das diversas categorias da arte sul-mato-grossense.
“Foi feito um levantamento com artistas que pudessem expressar aarte do Estado por regiões e por tipo de artesanato produzido em cada uma delas. O livro acaba sendo uma grande vitrine para as peças únicas e exclusivas produzidas por cada um destes artesãos que participaram do trabalho. A identidade cultural do Estado será reforçada e as pessoas poderão conhecer e dizer: Olha a riqueza que Mato Grosso do Sul tem”, reforça o jornalista Fábio Pellegrini, organizador do livro.
RIO VERDE - As peças artesanais da Riverarte são produzidas uma a uma pelas mãos das senhoras que fazem parte do núcleo artesanal Riverarte, com argila oriunda da cerâmica Cotto Figueira, que doa matéria prima para essas mulheres produzir suas peças. Elas secam as peças e as mandam para a Ceramitelha, onde as peças são colocadas junto às peças de tijolo que vão à estufa para secarem e logo após para o forno para serem queimadas, finalizando assim o processo de queima. Após a queima, se necessário for, as peças passam por pintura, ou já vão com a cor natural para as mãos dos clientes.
Hoje o artesanato de Rio Verde tem o selo TOP 100, com 11 peças dentre as 100 melhores peças do artesanato nacional, sendo que uma das 11 consta como a primeira colocada. Isso graças à perseverança e trabalho de mulheres que começaram um trabalho no fundo de casa, e hoje mostram ao mundo o trabalho que o povo de Rio Verde desenvolve.
O artesanato Riverarte, se baseia em materiais de utilidade doméstica, como travessas, panelas, potes, fruteiras. Também produzem utensílios de decoração, como esculturas e outras peças mais. As esculturas, normalmente são produzidas por encomenda, mas também são produzidas peças à criatividade da artista.
Outro artesanato do município que também recebe apoio da prefeitura de Rio Verde são os espetos, facas e chairas com pegadores de ossos bovinos e de avestruzes que hoje já se tornaram referência pelas lindas peças para churrasco e também faz parte da coletânea eternizado neste livro.
|
|