quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
29 DE DEZEMBRO DE 1992:Fernando Collor de Mello entrou para a história do Brasil como o segundo Presidente da República a renunciar ao mandato conquistado nas urnas.
RETROSPECTIVA:
No dia 29 de dezembro de 1992, Fernando Collor de Mello entrou para a história do Brasil como o segundo Presidente da República a renunciar ao mandato conquistado nas urnas. Diferentemente de Jânio Quadros (1961), Collor renunciou ao cargo por temer uma ação de cassação do seu mandato pelo Congresso Federal, o que, felizmente, aconteceu mesmo assim.
A corte do Senado decidiu prosseguir mesmo com a renúncia de Collor porque, segundo o advogado de acusação, esta teria sido “o reconhecimento de sua própria culpa” e não tinha a legitimidade de excluir a punição pelo comportamento do então presidente.
“O Congresso Nacional, consciente da sua responsabilidade histórica, tudo fará para que seu governo possa atender às aspirações da comunidade brasileira”, declarou o presidente da Câmara, Mauro Benevides.
Durante oito anos, Collor ficou afastado da vida pública. Em 2006, retomou as atividades políticas e conseguiu ser eleito Senador por Alagoas. Neste ano, concorreu nas eleições para o governo do estado nordestino pelo PTB, mas acabou perdendo com grande margem de diferença para Teotonio Vilela Filho, do PSDB.quarta-feira, 28 de dezembro de 2011