domingo, 14 de agosto de 2011
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Após seis anos fechada, Lagoa Misteriosa recebe turistas em MS
Após seis anos fechada, Lagoa Misteriosa recebe turistas em MS
Atração estava fechada desde 2005 por falta de licenciamento ambiental.
Primeira turista a mergulhar na lagoa depois de reaberta é colombiana.
Lagoa Misteriosa fica em Jardim, distante 239 quilômetros da capital do estado. (Foto: Marcelo Krause/Divulgação)
Após seis anos fechada, a Lagoa Misteriosa voltou a receber turistas no fim de julho. A atração turística fica localizada em Jardim, município distante 239 quilômetros de Campo Grande.O local estava interditado desde 2005 por falta de licenciamento ambiental. No dia 22 de julho, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul/MS) concedeu a licença de operação para visitação turística ao atrativo, depois de ter passado pelas etapas de Licença Prévia e Licença de Instalação.
A primeira turista a mergulhar na lagoa após ela ser reaberta para visitação foi a colombiana Mareiwa Miller, de 17 anos, que conheceu o atrativo no fim de julho. Ela mergulha desde os 12 anos e ganhou o passeio na Lagoa Misteriosa como presente de aniversário.
Lagoa Misteriosa possui formação geológica
semelhante a um "buraco" (Foto: Ismael Escote)
Lagoa Misteriosasemelhante a um "buraco" (Foto: Ismael Escote)
A lagoa de água azul impressiona por sua transparência e profundidade. Segundo os responsáveis pelo atrativo, a Lagoa Misteriosa fica no fundo de uma dolina de 75 metros de profundidade e tem o tipo de formação geológica similar a um “buraco”.
Segundo os responsáveis pelo local, especialistas explicam que a Lagoa Misteriosa é formada pelo fluxo de água do lençol subterrâneo. Ela seria ainda a mais profunda caverna inundada do Brasil, atingindo mais de 220 metros.
Turismo
A visitação turística na Lagoa Misteriosa oferece as atividades de trilha e flutuação, mergulho com cilindro e mergulho técnico. As reservas para o passeio podem ser feitas através das agências de turismo dos municípios de Bonito e Jardim, em Mato Grosso do Sul.domingo, 14 de agosto de 2011