quarta-feira, 22 de junho de 2011
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Maria Maritacas com o futuro nas mãos
Aprendizagem e oportunidade. Com essa dupla afirmativa, um grupo de pessoas em Rio Verde de Mato Grosso, diariamente, tece seu futuro, e buscam a qualificação dentro de um processo de aprendizagem e formação humana por meio do artesanato, envolveram-se em grupo nas oficinas, demonstrando sensibilidade e preferências estéticas, colocaram a perspectiva do comprador como seu foco, e novos produtos nascem com as características regionais e vão ao encontro das necessidades e expectativas do público.
O grupo Maria Maritaca, nasceu de uma parceria entra a prefeitura Municipal de Rio Verde de Mato Grosso e a Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, após várias reuniões dos artesões locais com técnicos da Fundação, aonde se chegou à conclusão que havia uma demanda técnica e econômica no setor.
A Designer Patrícia Caldas e a Instrutora Técnica Selma Brito Beteto, fizeram um inventário sobre a cultura e o costume local para que apartir daí pudessem construir uma identidade própria para as peças a serem desenvolvidas nas oficinas, criando novas linhas de produtos, com uma estética mais despojada e depurada, dirigida ao mercado consumidor de maior poder aquisitivo, sem perder de vista a iconografia que caracteriza sua cultura de origem.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Miriam Cardeal Martos Brito, diz que o empreendedorismo social estimula o artesanato, o grupo Maria Maritaca de Rio Verde de Mato Grosso, vem conquistando espaço nesse mercado disputado. As artesãs participam de feiras no estado e com convites para expor fora do estado vendendo peças artesanais feitos em crochê, bordados e até mesmo reaproveitando retalhos de couro de uma fábrica de chapéus do município.
“Nós estamos divulgando nosso trabalho, divulgando os trabalhos dessas mulheres que viviam no anonimato e que não tinham como fazer a comercialização”, diz Selma Brito Beteto, Instrutora Técnica do Grupo Maria Maritaca.
quarta-feira, 22 de junho de 2011