A prefeitura municipal de Rio Verde de Mato Grosso, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta manhã uma marcha que reuniu aproximadamente 500 participantes, que percorreram as principais ruas do centro de Rio Verde. A passeata realizada neste dia 18 de Maio lembrou o dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento teve início por volta das 08hs00 saindo da Praça Irene Striquer em frente da Igreja Matriz, no centro, onde o tema foi abordado, bem como, as formas de combatê-lo. Organizada pelo CMDCA – Conselho Municipal da Criança e Adolescente, CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Conselho Tutelar, a passeata contou com a participação dos alunos dos Projetos Sociais, escolas da Rede Municipal de Educação, escolas estaduais e privada e a sociedade em geral. Segundo os organizadores o objetivo do evento é fortalecer a rede de proteção e responsabilidade, bem como aperfeiçoar as práticas voltadas para o enfrentamento à violência sexual contra criança e adolescente, despertando a comunidade para proteger e denunciar os maus tratos a criança e adolescente, aos órgãos competentes. Participaram da passeata além do prefeito municipal Wiliam Douglas de Souza Brito, a secretária de Assistência Social, Ana Miriam Cardeal Martos Brito, secretária de Educação, Alessandra Rocha Nepomuceno Monteiro da Silva, secretária de Saúde, Conceição Vaz da Silva, secretária de Administração, Gonzaga Fernandes de Oliveira, Assessor Especial de Turismo e Meio Ambiente, Beto Roque, coordenadores de Projetos e Programas Sociais, o Pároco Frei Oscar, Vereadores, Promotor de Justiça, Dr. Luciano Conte e empresários locais. “Esta caminhada é para alertar a nossa sociedade sobre este mal que aflige as famílias, que sofrem e por medo ou desinformação se calam diante dos abusos sofridos”, disse Ana Miriam Cardeal M Brito, secretária de Assistência Social e primeira dama do município. “Parabéns pelo evento. É uma caminhada organizada que conscientiza a população sobre a importância do tema”, destacou o Promotor de Justiça Dr. Luciano Conte ao discorrer sobre o evento na Praça das Américas.
Para o promotor, é indispensável esse tipo de evento. “É fundamental que entidades, escolas, órgãos de classe, unam-se em prol da conscientização do tema. Não podemos mais permitir e nem deixar de denunciar esse terrível crime contra nossas crianças e adolescentes muitas vezes escondida pela própria família”, disse.
O prefeito Wiliam Brito, disse que o número de denúncias e casos no município aumentou, mas mesmo assim ainda é necessário sensibilizar a sociedade sobre o tema. “Os crimes de abuso sexual e exploração sexual, bem como, maus tratos, se alimentam do medo das vítimas em revelar as agressões. Por isso é importante aproveitar a passagem desse dia para reforçar que a única maneira de acabar com essa forma cruel de violação dos direitos de crianças e jovens é denunciando”, ressalta o prefeito.
|