quinta-feira, 12 de maio de 2011
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oesteirão receber o projeto de qualificação industrial
Presidente da Fiems em reunião com o governador André Pucinelli |
“Trouxemos ao governador, além de um balanço do que executamos à frente da Fiems nos últimos quatro anos, o Programa Pró-MS, que visa atender principalmente a demanda da indústria em todo o Estado”, disse.
Sérgio Longen destaca que o sistema Fiems tem investido no desenvolvimento do Estado e nos primeiros quatro anos da atua gestão contou com a parceria do Governo do Estado. “Queremos ampliar essa parceria nos próximos anos, pois entendemos que a indústria se molda ao desenvolvimento e às regiões e temos que atender essa demanda. Por isso, queremos o Estado como parceiro”, ressaltou, completando que o Pró-MS também inclui ações nas áreas de logística, pesquisa, educação e inovação tecnológica. “Estas áreas fazem parte da indústria moderna e da nossa indústria”, justificou.
O governador André Puccinelli lembrou que a integração entre o Governo e a Fiems é excepcional e as propostas apresentadas pelo presidente Sérgio Longen são relevantes para o desenvolvimento do Estado, principalmente as que dizem respeito à qualificação profissional. “Pretendo estudar um formato para viabilizar uma parceria com o Senai na área de formação de mão de obra e depois voltar a reunir-se com o presidente da Fiems para acertar todos os pontos”, declarou, reforçando que nos últimos quatro anos a Fiems ganhou um novo impulso e uma nova dinâmica que tem dado um resultado muito satisfatório ao Estado no ponto vista do desenvolvimento industrial.
Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste estão entre as cidades que irão receber o projeto de qualificação industrial, em diversas áreas da construção civil, vestuário e têxtil, panificação e confeitaria, meta mecânica, alimentos, mineração, calçados e couro, madeira e mobiliário, meio ambiente e logística e gestão. Estão previstos telecursos profissionalizantes de mecânica por meio de EaD (Educação a Distância) com meta de capacitar mil alunos .
Em Rio Verde do MT ainda está incluída no Pró-MS, é a profissionalização de jovens em cursos técnicos de nível médio. Ao todo serão 16 cursos - técnico em açúcar e álcool, alimentos, automação, celulose, edificações, eletrônica, eletrotécnica, logística, manutenção automotiva, mecânica, mineração, papel, processamento de grãos, química, segurança do trabalho e vestuário.
O Pró-MS ainda inclui parcerias com o Governo do Estado na realização de missões empresariais para a Rússia, Croácia, Romênia, República Tcheca, Itália, Venezuela e Peru, na participação de indústrias em feiras nacionais e do Mercosul, na qualificação de fornecedores e em estudos e pesquisas. Além disso, o Sistema Fiems também vai investir recursos na ampliação e modernização das unidades do Senai e do Sesi, na aquisição de novas unidades móveis do Senai e do Sesi, construção do Observatório Sócio-Ambiental de Bonito e de centros integrados do Sesi e Senai em Paranaíba e Naviraí, além de realizar novas edições dos projetos Fábrica Verde, Em Nome das Cidades e Cine Sesi Cultural e lançar o projeto Na Ponta da Língua.quinta-feira, 12 de maio de 2011