CIDADES
INTERNACIONAL
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

RIVERARTE, Potencialidade no Artesanato em Argila Hoje

Rio Verde é conhecido por suas belezas naturais, por sua gente hospitaleira e por seu artesanato em argila cotto, ou argila vermelha. Existem inúmeros artesãos que produzem peças de beleza única, e que levam o nome de Rio Verde de Mato Grosso a todos os cantos do país.
    É fato conhecido, que artesanato não enriquece ninguém, mas é por amor a arte que ainda existem pessoas de fibra e de coragem, que acreditam no potencial desse ramo, que tanto vem crescendo em nossa cidade. Algumas dessas pessoas são as senhoras: Marilde Cecília Ferreira, Solange de Souza Ledesma da Silva, Antonia Dias Ribeiro Faustino e Doralice Pinto. Essas senhoras, mantém viva a tradição Rioverdense de produzir peças de altíssimo valor artístico e que são comercializadas em todo o país. Essas senhoras formaram o RIVERARTE Artesanato em argila.
 Artesanato   As peças produzidas pelas mãos dessas quatro divertidas senhoras, são belíssimas, e tem conquistado adeptos por onde quer que apareçam.
    O SEBRAE, em parceria com o SENAI, trouxe para Rio Verde há alguns anos atrás, a idéia de se realizar cursos de artesanato, e o ramo escolhido foi o artesanato em argila, já que o nosso município é rico em argila vermelha ou cotto como é conhecida.
    Os cursos tiveram, primeiramente, a participação de uns vinte artesãos, que deram início ao RIVERARTE, hoje apenas quatro restaram e tocam em frente esse legado.
    ArtesanatoNo ano de 2007, as senhoras do RIVERARTE, foram convidadas pelo SEBRAE, para exporem suas criações. Como as peças que elas produziram estavam com o SENAI, devido ao fato de terem sido confeccionadas no curso, essas senhoras pediram as mesmas emprestadas para que pudessem expô-las. Devido às peças serem de pessoas iniciantes na arte do artesanato em argila, segundo a senhora Marilde, as peças não eram de uma beleza muito apreciável para os padrões profissionais, mas mesmo assim levaram-nas. E para a surpresa delas, os visitantes que compareceram a exposição, se impressionaram com a beleza e com a qualidade das peças, e até tentaram comprar as mesmas, mas elas não podiam ser vendidas já que faziam parte do acervo do SENAI de Rio Verde.RIVERARTE
    Hoje o nosso artesanato recebe o selo TOP 100, com onze peças dentre as 100 melhores peças do artesanato nacional, sendo uma das onze constando como a primeira colocada. Isso graças à perseverança e trabalho de mulheres que começaram um trabalho no fundo de casa, e hoje mostram ao mundo o trabalho que o povo de Rio Verde desenvolve.
    As peças são produzidas uma a uma pelas mãos dessas senhoras, com argila oriunda da cerâmica Cotto Figueira, que doa a argila para essas mulheres poderem produzir suas peças. Elas secam as peças e as mandam para a Ceramitelha, onde as peças são colocadas junto às peças de tijolo que vão à estufa para secarem e logo após para o forno para serem queimadas, finalizando assim o processo de queima. Após a queima, se necessário for, as peças passam por pintura, ou já vão com a cor natural para as mãos dos clientes.
    ArtesanatoComo o processo é artesanal, a produção é em pequena escala, e por isso a demanda atendida é bastante aquém do que realmente poderia ser. Vários fatores interferem para a produção não sair a contento, o tempo, se o dia for bastante úmido, as peças não secam direito. O forno onde as peças são queimadas pode sofrer alguns problemas, como por exemplo, as vagonetas onde as peças são depositadas junto aos tijolos, os tijolos podem quebrar e se perder toda uma produção. Por essas e outras, a produção não é tão grande como elas realmente desejariam que fossem, e como é um ramo no qual o dinheiro não aparece tão facilmente, várias pessoas já passaram pela RIVEARTE.
    O artesanato RIVERARTE, se baseia em materiais de utilidade doméstica, como travessas, panelas, potes, fruteiras. Também produzem utensílios de decoração, como esculturas e outras peças mais. As esculturas, normalmente são produzidas por encomenda, mas também são produzidas peças à criatividade da artista.
    Rio Verde tem no artesanato em argila vermelha, um grande potencial a ser descoberto ainda, e não é por falta de incentivo, o SENAI promove cursos, e se você gostaria de adquirir uma peça do genuíno artesanato Rioverdense em cotto, é só ligar para um dos telefones a seguir e pedir mais informações: (67) 9637-6685, (67) 9627-1491, (67) RIVERARTE9628-4436 e (67) 9946-8223.
    As peças produzidas são de uma qualidade e uma delicadeza que não deixa passar despercebido nem o mais insensível observador. São peças com riqueza de detalhes, e que concerteza trazem a qualquer ambiente um ar de rusticidade e sofisticação.
    Uma idéia que em breve será implantada é a produção de artesanato em argila com vitrificado. O que trará mais brilho e sofisticação para as peças.
    O artesanato, em qualquer parte do país, tem a marca de seu artesão, que o difere de todas as outras peças já produzidas. Uma peça nunca é perfeitamente idêntica a outra, e isso é o que confere a cada peça de artesanato, um tom de exclusividade e autenticidade para quem as adquire.
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/